Texto inspirado na proposta de redação exigida na 2ª fase da Fuvest 2017, cujo tema foi O homem saiu da menoridade?, na qual trazia nos textos de apoio a definição de Kant sobre a menoridade, conforme descrito em "Que é Esclarecimento?".

Platão, em seu célebre Mito da Caverna relata, por meio do uso metafórico, a dificuldade humana em tornar-se intelectualmente independente. Tal ideia foi concretizada por Kant em O Esclarecimento. Nessa perspectiva, tem-se que a crítica dos filósofos ainda é presente, uma vez em que o homem parece distante de romper com a menoridade.
Ainda que a globalização do mundo contemporâneo permita o acesso a diversas informações por minuto, a forte influência religiosa e política presentes demonstram que o homem ainda é limitado a uma autoridade que pense por si mesmo. Além disso, o crescente número de filhos que saem cada vez mais tarde da casa dos pais, evidencia que a acomodação impede a busca pela independência financeira.
Dessa forma, fica claro que, tal qual como as pessoas que se recusam a sair da caverna por medo no mito de Platão, o homem persiste na menoridade pela insegurança e desconforto em que é colocado ao tomar decisões autônomas.
Portanto, o indivíduo do século XXI ainda insiste em permanecer na dependência física e moral. E, semelhante ao mito de Platão, o faz por receio. Assim, o homem contemporâneo prende-se constantemente a sua caverna da menoridade.
Texto: Que é Esclarecimento?
O Mito da Caverna de Platão - interpretado por Turma da Mônica
Comentários
Postar um comentário