Pular para o conteúdo principal

Vestibulando: 4 dicas básicas para quem irá realizar o vestibulinho ou vestibular




Todos temos aquele amigo que sempre deixa tudo para a ultima hora, ou certamente, é este amigo, não é mesmo?!


Obviamente, faltando menos de um mês para o ENEM, não será possível aprender todo o conteúdo, ou até mesmo revisar. Mas nem por isso devemos desistir de estudar! E por isso, trouxe para o post de hoje quatro dicas básicas para quem realizará o exame nos dias 24 e 25 de outubro, mas que também pode ajudar aqueles que realizarão o exame para as Escolas Técnicas Estaduais (ETEC), que normalmente ocorrem em dezembro. 










1- Apostila e Exames Anteriores





Esses dois itens são fundamentais, sem dúvidas! A apostila para ensinar o conteúdo e os exames antigos para praticar os exercícios. Uma dica que entra nesse contexto, e que tenho utilizado bastante também, é usar marcadores de texto para grifar as ideias principais. Super recomendo!

Na foto, estão as apostilas da Nova Concursos, que comprei no começo deste ano. Pelo o que sei, todos os anos eles publicam apostilas atualizadas. Pode conferir clicando aqui!



2- Vídeo-aulas




Muitas vezes, não somos capazes de entender o conteúdo apenas vendo-o na apostila. É aí que entram as vídeo-aulas, onde acabamos entendendo tudo em 5, 10, 20 minutos! Além de ser mais prático até para quem tem preguiça de ler.



3- Aplicativos e sites de estudos

Outra técnica que passei a adotar, e tenho gostado bastante, é estudar através de aplicativos, realizando exames antigos através do celular todos os dias.

Dentre esses, não poderia deixar de destacar o MISSU. Embora não seja um aplicativo, e sim um site, a proposta de incentivo para o estudo é bem legal: dar prêmios como Iphones, viagens, e até mesmo camisetas personalizadas para os estudantes. Legal né?! Confira mais aqui.


4- Separar as matérias em dias aleatórios para estudar



Para que todos as três dicas acima funcionem juntas, é necessário a utilização dessa, com certeza! Quando trata-se de estudos, a organização nunca é demais. Lembre-se disso!

É legal também separar as matérias de acordo com a sua dificuldade. Por exemplo, se sua dificuldade maior é em Ciências da Natureza, reserve dias e tempo a mais que a matéria que possui menos.




E é isso. Espero que tenham gostado do post de hoje!

Dúvidas ou outras sugestões, deixem aqui nos comentários.



  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Dei ouro para o bem do Brasil": A história que não te contaram na escola

"Carol, escreve sobre esse anel!" - Foi dessa forma que Rita Gomes, minha avó, transformou o último Dia das Mães (13/05) em uma aula sobre um dos maiores golpes da história brasileira. O anel em questão contém os dizeres "Dei ouro para o bem do Brasil - 1964" e, embora seja lembrado por aqueles que viveram tal período, pouco é falado sobre o assunto. Inclusive na internet. "Ouro para o bem do Brasil" é o nome dado a campanha que, de acordo com o jornal Estadão, ocorreu em 1964 após a crise política alicerçada pela inflação galopante - termo utilizado para inflação de altas taxas, de forma que a moeda perde valor- , na qual levou as Forças Armadas a promoverem uma quartelada que levou ao poder Castelo Branco. Afirma-se, inclusive, que tal campanha foi utilizada para dar legitimidade e criar uma imagem do primeiro presidente da Ditadura Militar.  A campanha, lançada pelos Diários e Emissoras Associados - grupo de mídia comandado ...

Muito além do nariz vermelho

Risadas e lágrimas. Pode ser difícil conseguir relacionar ideias tão opostas, mas para Maria José Macedo, também conhecida dentro dos hospitais como Dra. Jertrudes ou simplesmente como Jô, é possível arrancar sorrisos mesmo em um ambiente tão complicado. A pernambucana, de cabelos avermelhados e sorriso largo, possui 62 anos de muita experiência nesse campo. Jô afirma que “Levar um pouco de amor e carinho, ou mesmo somente um pouquinho de escuta atenta”, é o que caracteriza os palhaços humanizadores — gente que quer proporcionar suspiros de alívio em meio ao sofrimento e aos temores de um hospital. Foto: Treinamento de novos voluntários, 2018 A Cia Anjos da Alegria possui 125 associados que visitam mensalmente em quatro hospitais em Sorocaba: o Regional, a Santa Casa, o Gpaci e o Samaritano, além do asilo Vila dos Velhinhos. São muitas as histórias que a Dra. Jertrudes gosta de relembrar. Inclusive, como surgiu o nome: “Jertrudes é uma homenagem a uma grande amiga que me ...

A diferença entre estar solteira e estar disponível

Estar solteira é aceitar que é hora de viver um momento só seu, afirmar o amor próprio como único em sua vida. Buscar o novo, o diferente, mas somente aquilo que venha trazer benefícios para si mesma. Entretanto, estar solteira não me faz disponível a você.  Não, estar solteira não muda meus princípios. Não me faz ser fácil oportunidade. Não significa que eu queira sair com você, ou qualquer outro. Bem menos, que eu queira ser só mais uma em uma longa lista que você costuma procurar quando a carência bate à porta. Porque eu não quero. Como sempre digo, comigo é tudo dentro do 8 ou 80. Eu não aceito desculpas esfarrapadas, conversa balela de quem no fundo só quer se aproveitar. Talvez eu fique disposta a te conhecer, porque se mostrou uma boa pessoa. Mas isso não significa que eu seja porta aberta para além de uma tarde em um shopping, em uma praça ou em um parque. Não significa que eu queira levar a relação para algo mais sério, mas também que não queira nada. Eu só quero...